Assista ao vídeo

Vídeo 04 – Lula e a Educação

Anúncios

39 Respostas para “Assista ao vídeo

  1. Admitir que a educação é primordial para o desenvolvimento de um país, é simplesmente excencial para que isso aconteça.
    Projedos feitos pelo governo lula ,como por exemplo o PDE (Programa de Desenvolvimento da Educação), apelidado como o “Pac da educação”, nós mostram a preocupação com um fator de tanta importância como a educação.
    Porém, procurar desenvolver a educação sem investir em professores, é simplesmente superficial.
    Admitir que a educação é um fator de primeira grandeza, em um país que até então sempre deu as costa para essa situação, é um grande passo para seu desenvolvimento.
    O governo Lula se mostrou eficiente não apenas no papel ou em complexos projetos, mas também em suas ações. A citação do presidente em seu discurso, sobre o nível superior, eu pessoalmente concordo.
    A administração do seu governo tem cido efixaz sem ou com o nível superior.

    • O governo lula se mostrou preocupado com a situação da educação, que até me imprecionou, apesar de comentar em várias entrevistas,e admitir que para ser um bom administrador não precisa ter grau universitário. Porêm é importante o que vem fazendo em seu governo em prol da educação. Só que é preciso invertir mais, pois o futuro do país depende de um ensino público mais eficente.
      Helena M Borges da S Lopes
      RA:1593/09 quarto termo de História

  2. O governo lula se mostrou preocupado com a educação
    de forma surpreendente, embora tenha dado mais importância para escolas técnicas as E.T.C, onde o aluno já sai com uma profissão.Talvez tenha feito isso para reduzir o número de desemprego no Brasil.
    Em seu governo podemos perceber que nunca houve tantas pessoas na escola no Brasil como hoje, no primeiro mandado do presidente Lula caracterizou-se por forte enfâse a programas sociais de transferência de renda,como o Bolsa Família.O bolsa família beneficia, atualmente, cerca de 20% da população.Programas como esse que estimulam os alunos.
    Concordo com o presidente em seu discurso sobre o ensino superior,pois a capacidade intelctual de uma pessoa não se mede por um simples currículo ou um canudo e o Lula é um exemplo disso. Camila Garcia RA 0506/09 segundo termo de História e Geografia.

  3. A preocupaçao com a educaçao,alem de outros setores sociais do pais faz-se apriori.Centros de formaçao federal,estaduais etc,contribuem para a qualifificação de mão de obra,nos cursos tecnicos a curto prazo,mas somente isso não resolve ,se o mercado de trabalho não absorver esses estudantes.Politicas ou seja,ações sociais com comprometimento governamentais,junto a todos setores da sociedade é preciso pra que se faça a diferença,discurso de palanque ,tirando os meritos do orador,nao convence.RA;0894/09 ,Segundo termo de HIST/ GEO.

  4. Sim ao admitir que a educação é primordial e a ampliação do quadro de universidades e etecs, são relamente empreendimentos ao sistema, mas não a chegar oa ponto de revolução, pois para isso vai ainda muitos anos e se chegar a acontecer.
    JAQUELINE M.MARQUES
    RA 1041/09
    SEGUNDO TERMO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

  5. Lula diz que em seu governo está priorizando a educação, tanto é que está construindo e ampliando instalações para desenvolver a educação tanto em escolas quanto em universidades técnicas, promevendo cursos profissionalizantes e admitite que há um grande déficit na educação profissional especializada, em muitas áreas a mão-de-obra especializada, por vezes, acaba sendo ocupada por mão-de-obra estrangeira, como no caso das plataformas de petróleo onde muito da mão-de-obra é ocupada por esses estrangeiros, segundo Lula, ele está promovendo a mudança disso com essa revolução que está fazendo nessa construção e ampliação de instalações técnicas, nas escolas e universidades de nosso país, coisa que seus antecessores não fizeram.

  6. O governo demorou para começar a se preocupar com a educação do Brasil,é bom que pelo menos agora ele começa se preocupar e investir na educação para tirar o nosso país desse estado alarmante.E dando as crianças e aos jovem uma preparação melhor no mercado de trabalho
    RA:0510/08,quarto termo de história

  7. Investir na educação concerteza contribui não só para o crescimento da economia, mas também para o desenvolvimento político-social da Nação.
    Lula tem sim trabalhado para o desenvolvimento da educação, mas esse investimento também tem que ser feito nos professores que são parte fundamental para o ensino e no ensino fundamental e médio que prepara uo aluno para a universidade.
    A construção de universidades Federais é sim importante para o desenvolvimento da educação, mas para ingressar nas universidades é preciso uma educação de Qualidade, que dificilmente tem atingido a população, pois a maioria dos alunos de universidades Federais vem de escolas particulares isso prova que o ensino público está com grande deficiência.
    0987/08

  8. O Presidente Lula esta se mostrando cada vez mais preocupado com a educação do país,mas no entanto prioriza aa escolas técnicas,pois nessas escolas o aluno ja sai com um emprego,o que diminui o desemprego no nosso país, resta saber se o Brasil tem como absorver esses jovens no mercado de trabalho.Ate que enfim alguém esta se preocupando com a educação e elaborando projetos para que cada vez mais as crianças e jovens do país tenham uma educação de qualidade e um futuro melhor!!!
    RA:0117/09 2ºTermo de História/Geografia

  9. A educação no país está muito baixa onde o número de pessoas analfabetas no país é muito alto,onde elas nunca entraram dentro de uma sala de aula.Sem os estudos algumas pessoas estão encontrando dificuldades para encontrar emprego,onde algums lugares exigem que as pessoas tem concluídos os ensinos médio e fundamentais.Preocupado com essas estátiscas o presidente Lula começou construir as ETCs,onde essas pessoas poderam fazer o curso pretendido,com o diploma do curso a pessoa será mais valorizada no mercado de trabalho e com isso o número de desemprego no país diminuirá bastante

    Mauro Sérgio de Moraes Borges Júnior RA:0088/09
    Segundo termo de história e geografia

  10. Que bom q nossso presidente pensa que a educação é primordial para o nosso país, mas ele mesmo diz que não teve estudo e está ai governando então de uma certa forma ele adimite que nem sempre você ira precisar de uma formação para ter um “bom cargo”, porem nossa realidade é outra, hoje pra entrar no mercado de trabalho alem de competencia você tem que ter um diploma, mesmo assim se encontram muitas dificuldades. Não adianta montar somente estruturas e não capacitar quem vai orientar. Nosso país está necessitando de trabalhadores em determinadas áreas, mas são somente serviços braçais que o governo quer orientar, e a capacidade de orientar e formar pensadores isso ele não tem interresse.
    Fabiana Franchetto
    1269/08 4° termo de geografia

  11. Segundo o nosso Presidente, apesar dele não ter curso superior, ele foi um dos que mais investiu em educação no pais. Aproveitou para salientar que não é preciso ter diploma para ser um bom governante. Para mim, isso mostra uma visão errada do Presidente, se ele se considera bom, com mais conhecimento na área da Educação ele poderia ser ótimo e deveria incentivar as pessoas a seguir seus estudos.
    Nilva Marques de Souza
    RA 0035/07 – Curso Pedagogia – 6º termo.

  12. o Presidente comenta a necesidade da formação de novos profissionais para suprir a demanda do mercado nacional, ponha em questão a importancia educacional para a economia do pais, lembrando que o lucro e maior que o custo, bem o presidente expõe claramente sua posisão valoriza todas formas de aprendizagem desde pessoas que frequentaram pouco a escola ,mas atravez de situações vividas desenvolveram capacidades de resolver problemas e aqueles que estudaram para obter o diploma superior e aprender tecnicas, ao falar no assunto apenas refere ao preconceito que sofreu no meio politico.
    erica rodrigues de frança ra 0652/08

  13. Bom o presidente Lula esta tentando melhorar o ensino criando mais faculdades, mas ele priorizou o ensino tecnico pois gera mais empregos e menos desempregados.
    Lula fala que não precisa ter formação em faculdade para governar, mas deveria incentivar as pessoas a estudar para ter uma vida melhor.
    Barbara Angélica
    RA 0755/07-Curso de Pedagogia 6°termo

  14. Bom; Lula diz estar preocupado com a educação e por isso está investindo através de instalações de faculdades e escolas técnicas. Tudo bem se isso tivesse acontecido à 50 anos atrás, o país estaria mais evoluido, mas já que a prioridade é a educação básica,(ciclo I – Ed. Infantil,Ens. Fundamental, Ens. Médio),deveria ser priorizada, pois é a base, é o lugar onde os alunos tornam-se cidadãos conhecedores de seus direitos e deveres e se preparam para a vida profissional e avançam, pois a educação é mais do que ler, é viver.
    Concordo no momento em que Lula comenta que a capacidade de gerenciar não tem relação com a quantidade de anos na escola.

  15. Quem dera os governantes(presidentes)à cinquenta anos atras tivessem tomado essa atituide, afinal seriamos uma das três ou quatro maiores economias do mundo. Espero que os desejos e planos do Lula sejam realizados até o fim de seu mandato, pois com isso o país só tem a crescer e se tornar melhor. E ainda deixa claro que o diploma universitário não influência na sua capacidade de gerenciar e tomar decisões políticas, mesmo porque ele não tem diploma.

    Francieli dos Santos – 0166/07 Pedagogia 6º termo

  16. O Presidente Lula está cada vez mais mostrando a sua preocupação com a questão da educação do Brasil, em seu governo investiu nesse setor e talves tenha sido um dos governos que mais se preocuparam com a educação do país, acho importante o investimento em universidades e escolas técnicas, afinal o mundo globalizado de hoje necissita e procura mão de obra especializada e na maioria das vezes não encontra essa mão de obra qualificada.
    Se os governandes de antes tivessem tomado essa iniciativa o Brasil hoje aprensentaria uma das economias mais avançadas do mundo.

    Jéssica Dantas de Oliveira
    RA: 1027/09 – 2° termo de História e Geografia

  17. Creio que Lula ao lado de Getúlio Vargas foram os presidentes que mais investiram na escolarização do nosso país, não só na alfabetização, como também na espacialização da mão-de-obra. Getúlio Vargas criou o SENAI, SENAC, também é de seu mandato a regularização do ensino profissionalizante, com as Leis Orgânicas, também conhecidas como Reforma Capanema, por outro lado Lula pelo fato de ser dessa classe menos favorecida e que inclusive estudou no Senai, reconhece que o país necessita não só de educação mas, de educação especializada, pois como ele mesmo disse em outra oporturnidade: “O povo brasileiro quer trabalhar, a nós cabe dar condições para que isso aconteça!”

  18. Para se obter maior crescimento econômico é necessário investir em educação como disse o presidente Lula, pois quando se investe em educação se tem retorno. Acredito que faltou isso nos governos brasileiros ao longo do tempo, e as conseqüências deste fato é vista hoje com a escassez de mão-de-obra especializada. O presidente esta investindo em educação no seu governo, apesar dele mesmo não ter escolaridade, mais deixa claro quando expõe que para gerenciar e tomar decisões políticas a quantidade de anos na escola não influencia. Tais investimentos são necessários para que os jovens principalmente tenham uma melhor preparação para o mercado de trabalho e se tornem grandes profissionais.
    Janaína Cristina Cavagna RA:0109/08 4º Termo Geografia

  19. Lula definiu a educação como prioridade de mais investimentos quando se destacou o forte crescimento econômico no Brasil criando novas universidades e escolas técnicas, porém não ressaltou a importância básica de se investir no professor, pois naum adianta só o concreto se não ter bons profissionais capacitados e reconhecer seu valor na educação.
    ALEX JUNIOR RAMIRO RA: 0658/08 4º TERMO DE HISTÓRIA

  20. Já nos ficou claro, que o futuro de qualquer país está na educação, para que ele se torne uma grande potência mundial.
    Portanto o correto realmente seria investir em educação, mas, primeiramente nos niveis básico e fundamental, para que os alunos fossem bem preparados desde a infância e posteriormente na construção e ampliação de universidades e escolas técnicas.
    Considero que além do governo pensar em construir cada vez mais instituições de ensino deve pensar também na “qualidade do ensino” para formar profissionais competentes

    JANAINA APARECIDA PEDROZO
    4ºTERMO – HISTÓRIA
    RA. 0147/08

  21. Bom,Lula em seu discurso enfatiza a construção de universidades e escolas técnicas, para que o país cresça e esteja entre as maiores potências do mundo. Porém, o fato dele afirmar que para ser um governante renomado de um determinado país, não precisa de curso superior, nos faz pensar que o estudo não é algo tão importante assim.O estudo é o caminho para um futuro melhor !!!!
    Ahhhhhhhhhhh, no meu ponto de vista,além da preocupação de priorizar cursos técnicos e ensino superior, Lula deveria também enfatizar o ensino básico.Pois, é nesse que inicia todo um processo de preparação para a vida.

    EDILAINE.R.SALESSI
    6º TERMO – PEDAGOGIA
    RA.0160/07

  22. Sem duvida nenhuma o presidente Lula, foi um dos presidentes que mais investiu na área da educação do Brasil. Mas com todo esse investimento não foi e nem vai ser suficiente, porque o Brasil tem 16 milhões de analfabetos (fonte ministério da Educação – MEC), incapazes de ler e escrever pelo menos um bilhete simples, ou seja é um problema que leva décadas ou até séculos pra ser resolvidos, e um presidente em apenas dois anos não resolve tudo, onde os demais presidentes tem que continuar o projeto, mais por briga de oposição param e quem perde com isso ………… NÓS.

    Adilson PASCHOAL – RA 1254/08 – 4ºTERMO GEOGRAFIA

  23. Sabendo de todos os problemas na parte da educação e de emprego, isso que Lula está fazendo é uma boa pois os alunos terminando as escolas tecnicas já sai com algo na sua bagagem curricular e ficam proximo do seu primeiro emprego,e sabemos que um dos fatores que pode ajudar a nossa nação pra podermos chegar ao topo é investindo em educação .Porem ele deveria investir no ensino fundamental,para que os alunos receba uma boa formação e chegue preparado para esses cursos tecnicos e superiores.Eu acredito q o ensino fundamental é a base de tudo,é a hora em que está se formando a personalidade da pessoa.

    Lucas Caetano Da Silva -RA 0217/08

  24. Um dos pontos positivos do descurso do presidente Lula e quando fala da importância e sua preocupaçao em relação as contruções de escolas técnicas,porém um ponto negativo e que eleva o fato de ser Presidente da repuplica sem qualquer curso superior,evidenciando assim para algumas pessoas que nein tudo há necessidades de estudos quando na verdade não verdadeiramente assim que funcionam as coisas.O estudo é essencial!!
    Sheili Correia
    RA 0650/07
    pedagogia

  25. O governo lula se mostrou preocupado com a situação da educação, que até me impressionou, apesar de comentar em várias entrevistas e admitir que para ser um bom administrador não precisa ter grau universitário. Porêm, é importante o que vem fazendo em seu governo em prol da educação. Só que é preciso investir mais, pois o futuro do país depende de um ensino público mais eficiente.
    Helena M Borges da S Lopes
    RA: 1593/09 quarto termo de História

  26. O governo lula investiu muito em educação e deu previlegio as escolas tecnicas
    para gerar mais emprego .
    E desenvolveu varios programas sociais como o Bolsa Familia e da um incentivo , pois so ganha esse beneficio quem estuda.

  27. O Presidente Lula diz ter priorizado a construção de faculdades e escolas técnicas devido à falta de mão-de-obra especializada para determinada área e se essa iniciativa tivesse sido tomada anos atrás, o Brasil estaria no ranking de desenvolvimento muito maior, pois ele provou que para ser presidente não é necessário ter diploma superior, mas sim iniciativas. No entanto, apesar das faculdades e escolas técnicas serem muito importantes para o profissionalismo, é necessário investir na Educação Básica (pré-escola até ensino médio), pois é a etapa primordial para o desenvolvimento do educando que passa ser conhecedor de seus direitos e deveres, ser cidadão consciente de seus atos e ainda ter base para entrar numa faculdade e escola técnica.

    Laís Francine Steffen RA 0857/07 Pedagogia 6º termo.

  28. O Presidente Lula fez e está fazendo mudanças no sistema educacional, mas o Brasil ainda precisa muito mais que isso, precisa formar pessoas capacitadas realmente para o mercado de trabalho,desenvolver projetos e obras para gerar emprego e dar crescimento na economia para dar retorno do investimento já feito e também gerar fundos para novos projetos, pois com certeza a educação é uma coluna essencial na sustentação da economia.

    Juliana Ribeiro de Albuquerque RA0802/09 2ºTermo História/Geografia

  29. Não há como negar que no mandato do atual presidente da República, as construções das escolas técnicas estejam satisfazendo a grande parte da população. Escola técnica resulta em muitos empregos e consequentemente: renda! A ampliação e construção dessas escolas e Universidades Federais/Estaduais são atitudes realmente vistas como uma Revolução na Educação ? Talvez, hoje ainda sentimos ausente seu significado, porém, perceberemos ainda mais resultado dessas instalações quando nos dermos conta que já se passaram mais cinquenta anos[…]

    • [continuação]

      O video finaliza com a declaração de Lula afirmando não necessitar educação superior, assim como se pensavam, para poder gerenciar um país; quando afirma isso, desistimula aqueles que sempre ouviam/ouvem que o ESTUDO é TUDO na vida; é quem prepara para a cidadania, para a vida, para o sucesso ! Ou seja, é preciso, primeiramente, que a Educação Básica, a base de tudo,o suporte, como o próprio nome já diz, seja realmente levada a sério!

      CAMILLA YUMI UNO
      R.A- 0654/07
      PEDAGOGIA – VI TERMO

  30. Bom, o nosso presidente estar investindo na educação ele sabe a necessidade de novas fontes de empregos criando novas escolas (técnicas, Faculdades) investindo na educação concerteza estará contribuindo não só para o crescimento da economia, mas também para o desenvolvimento da Nação. Lula sabe a importância educacional, pois o mercado de trabalho exige muito mão-de-obra especializada.
    Carla Maria RA:0741/07 Pedagogia 6° termo

  31. No mandato do presidente Luis Inacio Lula Da Silva (Lula) ele está tentando fazer o Brasil ir para frente melhorar a educação que é um dos pontos principais de qualidade de vida. Com a preocupação dele com o mercado de trabalho que cada vez mais está exigindo proficionais com um curriculo invejavél onde a expêriencia não basta precisa de um bom certificado de facudades de escolas técnicas enfim precisa sempre está acompanhando as mudanças.

  32. No mandato do presidente Luis Inacio Lula Da Silva (Lula) ele está tentando fazer o Brasil ir para frente melhorar a educação que é um dos pontos principais de qualidade de vida. Com a preocupação dele com o mercado de trabalho que cada vez mais está exigindo proficionais com um curriculo invejavél onde a expêriencia não basta precisa de um bom certificado de facudades de escolas técnicas enfim precisa sempre está acompanhando as mudanças.

    Raiza de Oliveira Lima .
    R.A -1350/09 2º TERMO DE GEOGRAFIA

  33. Falar da importância da educação para o desenvovimento da nação chega a ser algo usado como jargão pelos candidatos a cargos políticos e para os governantes de nosso país, contudo, temos que admitir que no mandato do nosso atual Presidente muitos incentivos a educação se mostraram efetivos e não somente no discursso. A maior preocupação nesta fala a que nos referimos seria a de voltarmos a elitizar a educação em nível superior e deixar a grande maioria destinada a cursos técnicos para compor a massa de mão-de-obra para os capitalistas.

  34. O discrurso é bonito, enaltece os últimos projeto. Realmente houve um gde investimento na educação no governo de Lula. Mas, o que me preocupa é se o mercado de trabalho têm lugar para todos esses profissionais recém-formados.
    Hoje vemos que só o curso superior não resolve nada. Qtas e qtas pessoas com nível superior engrossam a fila do desemprego no país.
    Acredito que a união faz a força e a diferença, então a solução seria além da educação promover e desenvolver o trabalho, com a criação de novas frentes. Sei que é um trabalho árduo, mas “quem não arrisca não petisca”, já dizia um ditado popular.

    Fernanda Moreira R.A 1219/09

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s