Diagnosticando conhecimento histórico

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM IDENTIFICADAS:

-Observar, perceber a realidade, entender e focalizar um objeto, identificando o conforme seu valor conceitual;

-Localizar-se no tempo: presente, passado e o futuro próximo (o ontem e o hoje);

-Demonstrar a capacidade de explicar um fato, um fenômeno, um acontecimento por meio do raciocínio lógico, apontando causas, efeitos e relações;

-Aplicar um conhecimento já obtido em outras situações. Usar o conhecimento para esclarecer outros conhecimentos;

-Revisar rever algo depois de feito, com as intenções de corrigir;

– Concluir encerrar, tirar conclusões sobre o que foi estudado.

ESPAÇO: (Onde?) – Continentes, Cidades e Estado; – Oceanos: Atlântico e pacifico; Mar Mediterrâneo.

TEMPO: (Quando?): – Ano; Século; Milênio; Algarismo Romano; Transição ano/ século; Cronologia da História Geral e do Brasil.

ENVOLVIDOS: (Quem?) – Sujeito histórico: Indivíduo/ coletivo; – Dominado/dominante; – Elite/povo; – Branco/ índio/negro; – Mulher/ crianças/homem; – Estado/ movimento populares.

CAUSAS (Por que?) + CONSEQUÊNCIAS ( Como?) Contexto histórico mediante as documentações, fontes históricas (provas).

GLOSSÁRIO. 1- Absolutismo, 2- Aristocracia; 3- Capitalismo, 4- Cidadania, 5- Classe Social, 6- Democracia; 7- Fato Histórico. 8- Globalização; 9- Ideologia, 10- Modo de Produção/meio de produção. 11- Monopólio, 12- Nobreza, 13- Oligarquia, 14- Revolução/reforma, 15- Sistema de governo; 16- Socialismo; 17- Tirania/ ditador;

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s