Texto para a turma do 6º termo de História

ALGUNS CRITÉRIOS DE ANÁLISE NO TRABALHO COM UM FILME/DOCUMENTÁRIO

1. Aspectos Gerais / Formato:

  • O programa consegue criar expectativas, despertar o interesse do espectador?
  • Em que se baseia o interesse do programa?

No tema abordado?

Na maneira como é tratado?

  • O vídeo foi produzido para fins educativos?

 

2. Mensagem:

  • O tema é apropriado à linguagem audiovisual?

O que a possibilidade de visualização acrescenta?

O tema pode ser desenvolvido de forma mais eficaz por intermédio de outras linguagens?

Que outros tratamentos e enfoques podem ou devem ser acrescentados?

  • Que conteúdos curriculares das diferentes disciplinas escolares são abordados?

Os conteúdos são adequados ao currículo oficial? E ao currículo da escola?

Os conteúdos são adequados ao nível de compreensão dos alunos?

A metodologia utilizada para apresentação dos conteúdos está em consonância com um enfoque escolar?

Os conteúdos correspondem a uma unidade completa, a alguns tópicos, ou a um conjunto de unidades temáticas?

  • A abordagem do tema é atual ou já existem novos enfoques ou tendências?

O tratamento dado aos conteúdos está atualizado?

Há outros enfoques, tendências, abordagens ou descobertas científicas que precisam ser exploradas? Quais? De que forma?

  • O programa possibilita o trabalho interdisciplinar? Com quais disciplinas?

O tema e os conteúdos são adequados ao tratamento de temas transversais como sexualidade, ética, meio ambiente, etc?

A forma de tratar os conteúdos é adequada ao processo de ensino e aprendizagem da escola?

  • Todos os aspectos relacionados com o tema e/ou conteúdos foram abordados? Com qual profundidade? Com qual abrangência?

A quantidade de informação é: insuficiente / superficial; suficiente / adequada; demasiada / complexa?

Que complementos e aprofundamentos são necessários?

 

3. Linguagem:

  • Qual o tipo de linguagem empregada?

Valoriza mais as imagens ou a linguagem verbal?

Valoriza a dimensão emotiva, a imaginação e a sensibilidade?

Comunica idéias por meio das emoções? Quais? Como?

  • A obra utiliza adequadamente os recursos da linguagem audiovisual ou é apenas um discurso verbal ilustrado por imagens e acrescido de uma música de fundo?
  • Utiliza efeitos sonoros para valorizar a mensagem?
  • Utiliza efeitos visuais (gráficos, animações, legendas, etc.) para reforçar a mensagem?
  • Os elementos da linguagem audiovisual (imagem, efeitos visuais, música, efeitos sonoros e a palavra falada) são dosados e se complementam de forma eficaz evitando a monotonia e o cansaço?
  • A estética das imagens atrai e é compreendida com facilidade, ou há subjetividades de difícil interpretação?
  • A linguagem verbal é coloquial, regional, formal ou científica?

Está ao alcance da faixa etária e do contexto social dos alunos?

Será necessário um trabalho prévio com alguns termos usados para que a obra possa ser compreendida, ou a exploração do vocabulário pode ser feita após a exibição sem perdas para a compreensão da mensagem?

 

4. Concepções e ambientação:

  • Quais preocupações e práticas sociais podem ser identificadas no vídeo?

Há relação com o cotidiano?

As práticas sociais apresentadas são do conhecimento dos alunos ou devem ser exploradas? De que forma?

As práticas sociais são enfocadas de forma preconceituosa? Como?

  • Há personagens?

Se houver, que relações interpessoais são apresentadas? (relações de parentesco, relações profissionais, relações de amizade, relações de amor e afeto, etc.)

De que forma estas relações são tratadas?

Há preconceito? De que tipo?

  • O programa explora apenas imagens de estúdio ou de animação ou apresenta imagens externas?

Se há externas, em que lugares se passam as cenas?

Como este ambiente é apresentado?

Os ambientes e lugares apresentados são do conhecimento dos alunos ou devem ser explorados? De que forma?

  • Como são tratadas as questões acerca das atitudes e dos valores sociais ?

 

5. Questões para aproveitamento pedagógico:

  • Qual a função básica do vídeo: informar, motivar, ilustrar, sensibilizar, fixar conteúdos, facilitar a compreensão, aplicar conteúdos em situações variadas, reforçar conteúdos, etc?
  • O vídeo foi concebido didaticamente?

Há clareza e precisão no tratamento da mensagem (tema / conteúdo)?

Há erros conceituais?

Os assuntos são encadeados com nível crescente de dificuldade?

  • O vídeo possibilita ou suscita a comunicação e um trabalho posterior à exibição?

Sugere, de alguma forma, a ampliação da informação por outros meios?

Estimula a curiosidade, a pesquisa, a discussão, a polêmica?

  • A duração do vídeo permite que sejam planejadas as atividades complementares necessárias a uma verdadeira compreensão e exploração do tema / conteúdos?

A duração é adequada ao tema e à idade dos alunos?

A duração de cada parte é adequada ao conjunto da obra?

  • O vídeo seria mais bem aproveitado se trabalhado em partes? Por quê?

Há pontos de corte para se trabalhar o vídeo por partes? Quantos? Quais? Em que tempos da fita?

  • Valoriza o conhecimento prévio dos alunos? A cultura popular?

O espectador participa ou não da construção do conhecimento?

  • No caso de vídeos didáticos ou científicos que procedimentos são usados?

Que atitudes são valorizadas?

Como o conhecimento é concebido?

O programa valoriza a exposição, a discussão, a prática/aplicação ou a crítica ?

Como o ato de estudar é concebido e estimulado?

  • Caso o programa seja de comunicação social – dirigido ao público em geral – como poderá ser utilizado para fins educativos?

 

Extraído de http://www.unirio.br/morpheusonline/Numero01-2000/monicamandarino.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s