Turma 5º termo – História e cultura afro-brasileira

Atividade valendo 1 ponto na média bimestral:

Individualmente cada aluno deverá escolher um dos sites apresentados e fará uma apreciação crítica, recomendando ou não sua utilização. Sua apreciação deverá ser postado como comentário neste post. Não esqueça de identificar-se. Boa sorte! Os links são:

História da África I

http://morchericardo.blogspot.com/

 

História da África II

http://historiadaafrica1.blogspot.com/2007/03/introduo_28.html

 

História e Cultura Afrobrasileira

http://afrobrasileira.multiply.com/

 

Portal Palmares

http://www.palmares.gov.br/

Anúncios

21 Respostas para “Turma 5º termo – História e cultura afro-brasileira

  1. O conceito que temos sobre a Àfrica e seus povos é um conceito totalmente errôneo , assimilamos uma visão de pobleza, miséria,selvageria,fome,doenças,um povo sem cultura.Temos urgentemente que mudar nosso conceito em relação a esse país chamado “Africa”devemos reavaliar nossos conceitos e passar a conhecer sua cultura e tradições.O governo por sua vez deveria inclui essa disciplina nas escolas públicas para que todos possam aprender a valorizar-lós,só assim passaremos a mudar o modo de pensar e agir e saberemos também que cada um de nós temos um pouco desse povo que tão discriminado e que fazemos parte de sua raízes.

  2. HOJE TODO MUNDO ACHA QUE ÁFRICA É UM PAÍS QUE TODOS SÃO SELVAGEM PRINCIPALMENTE O POVO NEGRO QUE VIVE LÁ.MAIS A GENTE TEM QUE MUDAR O JEITO DE PENSAR SOBRE ESTE CONCEITO ELES TAMBÉM É UM POVO QUE TAMBÉM SOFRE COM A POBREZA ETC… PARA ISSO TEM QUE COMEÇAR DAS PRÓPRIAS ESCOLAS PÚBLICAS E DO GOVERNO PRINCIPALMENTE…………..

  3. O povo africano tem muito a nos ensinar,suas culturas,riquezas e tradições tão pouco conhecidas,talvez por preconceito sempre pensamos numa Africa pobre.precisamos rever esses valores,e conhecer mais a cultura africana.

  4. O SITE DA HISTORIA DA AFRICA 2 É MUITO BEM RECOMENDADO ELE É BOM PARA TRABALHAR NA DISCIPLINA AFRO-BRASILEIRA NA SALA DE AULA COM OS ALUNOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES COM TODAS AS SÉRIE DO ENSINO FIDAMENTAL E MÉDIO

  5. Depois de observa-los atentamente cheguei a conclusão que recomendaria o primeiro site ( História da Africa I ). Pude observar que os quatro (4) sites são bons,trazem a suas preferências em destaque:figuras,textos,músicas,vídeos,
    calendários, apresentam indicações de revistas,livros,eventos com relevância ao tema histórico e cultural Afro . Visitando o 1° site (História da Afríca I)você poderá escolher um dos textos que estão relacionados na página principal deste blog. As bibliografias estão dispostas no final de cada texto, para uma pesquisa mais aprofundada da idéia central do texto lido,ou até mesmo para se ter a base para novas leituras, do assunto.Este site também apresenta relatos, apresentações de eventos acadêmicos, que tiveram discussão sobre o tema Afro. A legislação pertinente ao assunto também se faz presente nestas páginas.
    Revistas e livros que retratam a história cultural Afro poderão ser consutadas.
    O espaço para postar seu comentário é de fácil localização.

  6. Eu recomendaria o site ( História da AfricaII ). Gostei dos textos que foram lidos logo na primeira página do site.
    O site trás um globo para realizar pesquisas das regiões Africanas, muito legal. Também apresenta vários links para que possamos acessar,alguns vídeos que abordam o tema Africa.
    A bibliografia on laine que pode ser consultada também encontra-se com facilidades. Muito legal .

  7. O meu comentário vai para o Blogs Historia da África I de Moche Ricardo Almeida.
    No Blogs encontrei todas as minhas duvidas, sobre o porquê de ensinar esta matéria Historia e cultura afro-brasileira, como o povo brasileiro e do mundo é racista, etc.
    Este Blogs é completo fala de um povo rico em sabedoria e cultura, lá encontrei a Lei Áurea, Religião o porquê de ensinar a História e cultura Afro-Brasileira nas escolas, entre outros. Também as figura e poema espessa a beleza destes povos.
    Em minha opinião este Blogs é completo, pois tirei muitas duvidas sobre estes povos e fiquei fascinada com o que encontrei, quando estiver dando aula sei que irei utilizar muito do que aprendi.

  8. Recomendo a todos que visitem e leiam com mais atenção o texto do site “História da África II”, pois ele defende e relata não apenas sobre o lado inferior da África e sim sobre suas riquezas, culturas, sua política, mostra que a nação Áfricana tem suas origens e é tão rica quanto a nossa.

  9. Após observar os quatro sites, recomendo o História da África I, achei um site de ótima qualidade, com histórias que falam o que realmente aconteceu no sentido do peso historico,por falar abertamente e com coerencia, não como historias em quadrinhos, mas também é muito interessante o Portal Palmares, pois fala do hoje, de descententes afro-brasileiros que atuam ou que já fizeram parte de nossa história como “João Candido” pensava que já se encontrava morto, mas pelo site pude contatar que não,achei o máximo é como se o conhecesse, a historia tem essas coisas, se você conhece se sente familiarizado.

  10. Após observar os quatro sites, recomendo o História da África I, achei um site de ótima qualidade, com histórias que falam o que realmente aconteceu no sentido do peso historico,por falar abertamente e com coerencia, não como historias em quadrinhos, mas também é muito interessante o Portal Palmares, pois fala do hoje, de descententes afro-brasileiros que atuam ou que já fizeram parte de nossa história como “João Candido” pensava que já se encontrava morto, mas pelo site pude constatar que não,achei o máximo é como se o conhecesse, a historia tem essas coisas, se você conhece se sente familiarizado.

  11. Recomendo o site História da ÁfricaI,pois tem um bom apelo visual e pequenas estrofes ilustradas e poéticas feitas pelo autor do site.
    Trata de temas pertinentes no ensino de História da África como a questão do ensino das religiões africanas no ensino fundamental;Todos os textos disponíveis no site trazem logo abaixo a bibliografia utilizada,facilitando assim, ainda mais a compreensão de quem usa o site como material de apoio para estudos sobre a História da África.

  12. Eu recomendo o texto a História da África I porque relata a realidade ocorrida antes mesmo da colonização do Brasil, realidade essa que depois de mais de V séculos só tenha mudado de forma negativa. Comentando assim a história Cutulral da época e da atualidade.

  13. O site que mais chamou a minha atenção foi o da História da Africa I, por isso eu indico à todas as pessoas que queiram entender melhor a importância e a contribuição que o negro teve na construção da História do Brasil.

  14. Retirado do site História da Africa II fiz o seguinte comentário: o povo Africano é muito rico em sua cultura mas não reconhecido.Vale a pena ressaltar que é importante estudarmos essa história tão ampla e complexa que faz parte do nosso imenso país.
    Pois deles herdamos toda uma tradição que é a dança, a culinária, as religiões etc…
    Pode-se observar as múltiplas fontes históricas dispensadas aos africanos com relação à África sem estabelecer os preconceitos europeus.

  15. àpos uma observação detalhada, conclui que os quatro site são ótimos,mas eu recomendo o site da história da áfricaI.È um site rico em informações,com várias indicações abordando temas pertinentes no ensino de história afro,falando com clareza o que realmente aconteceu através de revistas figuras e textos todos com bibliografias para uma leitura mais aprfundada sobre esse povoa africano que tem tanto a nos ensinar.

  16. ápos uma detalhada observação conclui que os quatro site são ótimos .mas eu recomendoo site de história da áfricaI,é um site rico em informações com várias indicações abordando temas pertinentes no ensino da história afro,falando com clareza o que realmente aconteceu,através de revistas figuras e textos com bibliografias para uma leitura mais aprofundada sobre esse povo africano que tem tanto a nos ensinar.

  17. O site que eu gostaria de indicar é o site historia da africa 1, devido sua proposta de trabalhar o ensino da história e cultura afro-brasileira, e por algumas proposta de se se discutir assuntos que são pouco discutidos relacionados ao negro no Brasil.

    Temos a prosta da reflexão cujo o titulo é “Negro sempre foi sinonimo de escravo” que nos leva a um profundo questinamento sobre o negro no nosso páis.

  18. Após uma avaliação critica dos blogs expostos, defino, como o mais apropriado, o blog História da África I, recomendando a todos os alunos do 5 termo de história, a utilização deste meio de informação altamente capacitado, a discutir temas essenciais para formação acadêmica e social.
    Variados temas são abordados, desde assuntos conhecidos como a Lei Áurea e o racismo, até discussões que não permeiam nosso conhecimento histórico, sendo dignos de analises meticulosas.
    Por fim, vale ressaltar a aparência do blog, constituído por uma estrutura qualitativa, disponibilizando artigos, imagens, mapas e documentos históricos propiciando um legado de informação e conhecimento.

  19. COM BASE DE LEITURA E ALGUM CONHECIMENTO ADQUIRIDO NOS SITES DESCRITOS,APROFUNDEI-ME E RECOMENDO QUE APRECIEM HISTÓRIA DA ÁFRICA I .
    DESTACA A IMPORTÂNCIA HISTÓRICA DO NEGRO,DESDE A SUA CHEGADA AO BRASIL ATÉ A CONQUISTA DE SUA LIBERDADE “ILUSÓRIA OU ENGANOSA”,POIS APÓS 120 ANOS,AINDA PRESENCIAMOS FATOS VERÍDICOS DE RACISMO CONTRA AFROS.DESTACA AINDA,SUA RELIGIÃO,ORIGEM E GRANDE LUTA PARA A LIBERDADE,COMO POR EXEMPLO,O SEU HERÓI “ZUMBI”,QUE APESAR DE SUA LUTA,AINDA HÁ EM NOSSAS MEMÓRIAS O RANCOR DA ESCRAVIDÃO.
    CONSEQUENTEMENTE ,ESTE TEXTO É INDICADO COM GRANDE RELEVÂNCIA,POIS É DE UMA RIQUEZA HISTÓRICA EXTRAORDINÁRIA,ONDE O MESMO CULTUA E DÁ TOTAL IMPORTÂNCIA À HISTÓRIA ANTERIOR E ATUAL DOS NEGROS.

  20. Com bases relacionadas ao texto entrei ne uma conclusão que :Devemos ter muito cuidado quando nos referirmos a sistemas de escravidão. É correto quando se afirma que ouve escravidão na história, desde a Grécia passando por Roma e com certeza na África. O que temos de diferente é que naquela ocasião os escravos eram presos de guerras e eles não eram obrigados a abrirem mão das suas religião e não perdia a sua cidadania.

    A escravidão da América foi capitalista e legitimada pelo estado. Ou seja, o estado não nos reconhecia como humanos e foi ele que patrocinou grande parte das expedições escravistas.

    Essa frase ainda é a melhor :

    ” Para saber o que é o racismo hoje no Brasil é preciso sentir na pele !”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s