Um blog!!! Com qual intuito?

Sabe-se que a divagação, o entendimento do tempo histórico, do espaço geográfico e da conjuntura das idéias é uma característica que todo humanidade deveria incorporar. Todavia, sabe-se também que nesse início do século XXI, a reflexão vem perdendo espaço para o imediatismo, deixando de lado a verticalização e a contextualização dos grandes conceitos.

Partindo desse preceito, a idéia de criar esse blog se concretizou da necessidade de revelar aos meus alunos uma ferramenta indispensável ao professor do século XXI: a internet como mecanismo de pesquisa, como instrumento de trabalho, como meio de comunicação e como algo diretamente presente no processo ensino-aprendizagem. 

Ao longo dos posts pretendo quebrar um paradigma, revelando que o professor não deve ser mais entendido como o indivíduo que concentra em si o conteúdo e o saber. Considero que o novo papel do professor é se tornar um facilitador de aprendizado, determinando as diretrizes que os alunos devem seguir. Pretendo assim, não mostrar o caminho, mas sim oferecer opções, sabendo que serão as atitudes dos meus alunos é que vão acabar determinando suas escolhas.    

Quer compartilhar, refletir, pensar e questionar seus conhecimentos? Junte-se a nós… é só historicizar!!!!!

Anúncios

4 Respostas para “Um blog!!! Com qual intuito?

  1. È muito importante resgatar a história e a cultura afro-descendente,para que possamos mudar o conceito que temos, sermos mais críticos e saber valorizar e respeita-los,pois todos, independente de raça, cor, religião e cultura fazemos parte de uma sociedade com um todo.

  2. Espero que está disciplina possa ampliar as nossas reflexões sobre o assunto.
    Um bom trabalho sobre Cultura Afro-Brasileira, nos fará com que tenhamos mais argumentos e deixaremos de agir no senso comum do asssunto.
    Ao trabalharmos esse e outros assuntos tão relevântes devemos estar bem preparados para não cometermos injustiças aumentando assim o abismo existente nos assuntos mais complexos que a escola muitas vezes deixa passar, sem ao menos abrir uma discussão, responsável e crítica com a participação de todos.
    As leis garante que a escola precisa e deve atender qualquer aluno,mesmo aquele que não se encaixa no modelo ideal. Exite esse modelo ideal de aluno? Pois sabemos que a função é transformar,fazer assimilar bons comportamentos tornar-se solidários.
    Espero com esses conteúdos, ampliar o conhecimento,preparar-se para desenvolver nas praticas do dia a dia .

  3. Espero que a disciplina possa,caracterizar os aspectos da história Afro-Brasileira. Esclarecendo dúvidas , trabalhar melhor a questão do preconceito racial. Detalhar as verdadeiras intenções, ao tornar esse ensino obrigatório nas salas de aulas.
    Que as atividades possibilitem boas trocas de experiências entre os alunos do curso de História.
    Ao terminar esse semestre possamos observar uma diferença de comportamento nossa,até mesmo nas nossas conversas.

  4. Espero através dessa matéria sobre a cultura afro-brasileira aprender a valorizar o negro em sua história e respeitar a sua cultura. Como futuro educador tenho o objetivo da perspectiva de mostrar aos alunos a consciência do negro que é peça fundamental na nossa história.Diante da reflexão sobre o assunto não podemos esquecer do negro pois consequentemente estaremos esquecendo da nossa história.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s